i9Care: Target Analytics

Target - Público Alvo

Novos tempos, novos processos, novos procedimentos, novas tecnologias. Ficou para trás aquele profissional médico que fazia o registro pessoal de seus atendimentos com anotações sobre o paciente com detalhes de sua história familiar, trabalho e lazer. Hoje, os prontuários eletrônicos que detalham a doença com grande quantidade de exames, acabaram por ocupar o espaço da atenção à pessoa.
Como identificado no livro “The Fourth Paradigm: Data-Intensive Scientific Discovery”1, os bancos de dados assistenciais e administrativos tornaram possível para os gestores identificar grupos de risco, custo de procedimentos usados no tratamento e tipo e quantidade de sinistros que oneram o sistema de atendimento de saúde. A tecnologia da informação veio para ampliar e facilitar a promoção de práticas assistenciais mais efetivas e de custo otimizado.
Para acompanhar a inovação é necessário estabelecer metas bem definidas, focar com maior precisão as etapas do processo, para então indicar o caminho da construção das evidências clínicas que orientam a abordagem dos grupos de risco.
A tecnologia voltada para análise de uma base de registros permite uma ação planejada dos gestores da área da saúde que agrega valor ao sistema eliminando procedimentos desnecessários, como também auxilia a implantação de boas prática clínicas, baseadas em evidência.
A Cognos tem uma parceria com as iniciativas da Observational Medical Outcomes Partnership (OMOP) e da Observational Health Data Sciences and Informatics (OHDSI)2 que realizam pesquisa com dados de saúde por meio de análises sistemáticas em grandes massas de dados (big data), provindas de diferentes fontes. Estas ferramentas geram evidências na área médica, e da saúde em geral, para avaliar procedimentos do mundo real que envolvem o diagnóstico e diferentes propostas de tratamento, no apoio à gestão assistencial e à pesquisa clínica.

Referências:
1. Hey T, Tansley S, Tolle K, editors. The Fourth Paradigm: Data-Intensive Scientific Discovery [Internet]. Redmond, Washington: Microsoft Research; 2009. Available from: http://research.microsoft.com/en-us/collaboration/fourthparadigm/
2. Observational Health Data Sciences and Informatics (OHDSI) [Internet]. Observational Health Data Sciences and Informatics; 2020. Available from: https://www.ohdsi.org/data-standardization/the-common-data-model/

Área do Cliente